Samsara


Título da performance: Samsara
Autor:
Lin Noyori

Performer:
T. Angel

Procedimento lip sewing:
Gordex

Ano de criação:
2008
Ano de execução: 2010
Duração: 00:15


Sobre: Samsara, na terminologia budista, refere-se às ações impuras, de uma mente contaminada ou ao ciclo descontrolado de renascimento e morte, no qual os seres vivos estão presos sem escolha.
 “Hoje, nossos desejos se ampliam exponencialmente, alimentados por uma trama de necessidades instantâneas, desprovidas de sentido e significado. São tantas as ofertas, são tantas as novas versões de felicidade, que invariavelmente nos perdemos em meio a tantos modelos hiper-reais. A corrida gerada, pelo desejo da satisfação auto-centrada, promove conflitos e sofrimentos nas diversas escalas que se estabelece. Conseguimos hoje, tirar vidas em nome da satisfação de nossos desejos, bombardear cidades, explorar e extinguir espécies e até tornar o planeta inabitável. É tão flagrante que isso é um imenso equívoco. Mas é tão difícil de aceitarmos e cessarmos essa miséria humana. Resta à arte provocar, expor visceralmente a experimentação, as mazelas.  Cabe ao público apenas a reflexão, a transformação.”

Lin Noyori – Junho/2008

LIVRAI ME, NÓS DE TODO MAL
Instruções da performance Samsara: “Escreva seu desejo. Dobre. Não ultrapasse o círculo maior. Apenas estenda o seu braço e aguarde a aproximação da boca suturada.”
 

Fotos: Thiago Marzano














Vídeo:

Samsara from T. Angel on Vimeo.

Performance que integrou o Projeto Luxúria de Julho de 2010.


























Performance dedicada à memória de Kazuo Ohno (1906-2010).