Paper Dolls

Título: Paper Dolls
Autores: Robson Ferraz e Rodrigo Munhoz
Ano: 2013
Integrantes: Bárbara Freitas, Edson Calheiros, Renato Vasconcelos, Robson Ferraz, Rodrigo Munhoz e T. Angel.
Duração: 40 minutos
Descrição:

Paper Dolls tem inspiração nos movimentos e experiências artísticas que deram visibilidade as questões sexuais e de gênero nas artes, nos anos 80. Nesta década, diferentes experiências artísticas de subversão de gênero e de desobediência sexual, incluindo o travestismo, alçaram um olhar crítico e desafiaram a norma heterossexual, questionando e confrontando relações naturalizadas de autoritarismo, desigualdade e subordinação que vivem nesses discursos.
Atitudes radicais e libertárias apareceram assim tecendo novos horizontes à vida sexual, a produção cultural, a ocupação das ruas,  as demandas e desobediências sociais. Este impulso experimental permitiu pensar e intervir nos acontecimentos políticos da época desde os imaginários de resistência e ativismo, aos que apostaram por construir novos corpos e sociedades, bem como reconstruir o vínculo que tinha sido quebrado pelos anos de ditadura.
Paper Dolls é uma performance pensada como um processo imbricado de ambientação, baseada numa estrutura de funcionamento em espiral, cujo fio condutor seja a presença de um continuum. A estrutura funciona como uma espécie de carrossel, onde todos podem experimentar a “cinética da montaria... independente do cavalo em que se monte”.



Vídeo: