Expo Corpos Perfurados: Uma história do body piercing no Brasil



Título: Corpos Perfurados: uma história do body piercing no Brasil
Local: Tattoo Week São Paulo - Brasil
Data: 19, 20 e 21 de Outubro de 2018
Curadoria: T. Angel
Ano: 2018
Sobre:


Presente em diferentes espaços e tempos, a perfuração do corpo humano para fins estéticos, profiláticos, sexuais, ritualísticos, místicos e artísticos tem atravessado os séculos. Ainda que a perfuração corporal tenha uma história rica, complexa e secular foi somente no século XX que ele começou a ter a configuração que conhecemos hoje, assim, recebendo o nome de body piercing e, ao mesmo tempo, se transformando em uma profissão e uma indústria.
A exposição CORPOS PERFURADOS: Uma história do body piercing no Brasil que aconteceu na Tattoo Week São Paulo nos dias 19, 20 e 21 de Outubro de 2018, pretendeu mostrar partes da história que nos precede enquanto país, considerando que o primeiro documento oficial do que hoje é o Brasil já mencionava as perfurações corporais.
Com curadoria de T. Angel, que vive e pesquisa a temática desde os anos 90, a mostra revisita diferentes momentos da história do piercing nacional, passando pelos movimentos de contracultura, as chamadas tribos urbanas, importantes profissionais que fizeram a história acontecer e sem nos esquecermos dos eventos.
Reunindo fotos, livros, objetos e vídeos a proposta é que através da exposição o público entre em contato com a cultura do body piercing e possa perceber suas tantas camadas, nuances e especificidades. 
O ápice da exposição será a visita guiada, onde o público contará com a presença dos percursores do body piercing no Brasil, cada qual contando a história através de sua narrativa, criando assim um forte e estreito elo do passado com o presente.     
A exposição foi organizada pelo Grupo de Estudos de Piercing – GEP em parceria com a Tattoo Week e contou com o apoio do FRRRKguys. Contou ainda com o patrocínio da Industrial Strength, Millenium Body Jewelry, Raro Fine Jewelry e Gold Piercing
Fotos:

























































































































































Material de divulgação: